-
Arquitetos: b-group
- Área: 500 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Panagiotis Voumvakis
-
Fabricantes: panoramah!®, ABB, Blum, Fantini, Inalco, Miele
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em uma colina em Kratigos Mytilene, Grécia, com vista panorâmica do Mar Egeu e da vegetação luxuriante da encosta adjacente. O desenho leva em consideração e aproveita a orientação do terreno, assim como as suas formações, permitindo que a residência se abra completamente até a vista azul do mar e a vista verde da inclinação enquanto a elevação noroeste garante a privacidade da residência. Linhas geométricas dinâmicas e princípios de design contemporâneo se entrelaçam para compor o projeto final.
A forma limpa do volume de concreto bruto está em constante diálogo com a geometria dinâmica e se alterna com as grandes superfícies de vidro que desaparecem atrás das paredes equiparando o interior com o exterior, criando molduras impressionantes da vista para o mar e para a exuberante vegetação. As duas linhas principais dos limites oeste e sul se cruzam e definem a forma triangular da planta que se abre para a vista leste do Mar Egeu. O prolongamento destas duas linhas primárias na paisagem define a formação do espaço exterior e o seu acesso, ao mesmo tempo em que evidencia a dinâmica do desenho e da paisagem.
A casa se desenvolve em três níveis, adaptando-se ao declive acentuado do terreno. O nível de entrada com sala de estar/cozinha em planta livre aberta para a vista e para o deck externo, onde a piscina é o elemento dominante. A parede noroeste de concreto se estende até a borda do terreno, sustentando a pérgula de concreto e protegendo o terraço dos ventos noroeste.
Dentro da casa, um átrio triangular permite que a luz natural das claraboias penetre no nível inferior da casa, onde 4 quartos compartilham uma sala de estar central. Três dos quartos estão localizados logo abaixo da piscina e se abrem completamente para a vista do Mar Egeu. A escada interna que conecta todos os níveis da casa se desdobra livremente como uma fita em direção ao átrio e contra o limite rígido da parede noroeste, que é gradualmente desconstruída para os níveis superiores e finalmente substituída por uma grande abertura de vidro.
Grades de alumínio ajustáveis permitem que a luz solar penetre em diferentes ângulos enquanto reflete as cores da paisagem. No nível mais alto da casa, o quarto principal se abre para uma vista deslumbrante do Mar Egeu e da vegetação exuberante da encosta oposta, criando uma sensação de flutuação dentro do próprio quarto.
A orientação da casa, os elementos de sombreamento verticais da elevação oeste, os elementos de sombreamento horizontal da elevação leste e a capacidade de ventilar naturalmente todos os níveis, conferem um caráter bioclimático ao projeto arquitetônico da casa.
Elementos da arquitetura vernácula, como as paredes de pedra que carregam a paisagem e a flora local, totalmente restauradas, fundem-se com as linhas minimalistas da casa, trazendo harmonia e equilíbrio ao constante diálogo do artificial com o natural, do exterior com o interior, do vernáculo com o contemporâneo, um diálogo que define a sustentabilidade do projeto arquitetônico.